PROPOSTA
A proposta pedagógica da OEF OFICINA DE ESTUDO DA FORMA, adere as teorias modernistas das artes visuais que privilegiam a percepção entendida como uma experiência individual e subjetiva de um corpo e um cérebro.
As teorias estéticas baseadas na percepção favorecem o fator sensorial sobre o intelectual, sobrepondo a visão à leitura, a universalidade, às diferenças culturais e o instantâneo á mediação.
Algumas pedagogias, partindo das teorias da percepção como instrumento de criação de imagens, pressupõem “ a faculdade de uma linguagem perceptiva universal, comum a todos os seres humanos, em todos os tempos e em todos os lugares, linguagem essa capaz de ultrapassar qualquer barreira histórica ou cultural “.
Acreditamos que com conhecimentos simples dos princípios teóricos da Linguagem da Visão das Artes Plásticas, sua aplicação e prática em processos criativos, por meio de trabalhos direcionados (que no fundo constituem a experiencia plástica) é possível produzir uma aproximação com o mundo da representação e expressão visual: a imagem criada.
Trataremos de alguma forma relacionar estes três mundos :
- Mundo físico
- Mundo interno
- Mundo da representação.
Desta forma, aborda os elementos básicos da comunicação visual e a linguagem da visão a que, por demais, foram extraídos do mundo físico e os relaciona e vincula ao mundo externo, físico, material e ilusório. Incentivando o processo de observação.
Assim, apresentará os elementos básicos da linguagem da visão das artes plásticas que estão presentes no mundo físico e exterior.
A nossa proposta apoia-se no fato que por meio da experiencia plástica e do trabalho com conceitos básicos dessa linguagem da visão, seja possível :
- Fazer uma leitura desmecanizada e diferente do mundo físico, a partir do processo de observação.
- Iniciar um processo de visualização e ver o espaço físico.
- Fazer uma leitura correta, no decurso do tempo, de como os elementos do mundo das artes
plásticas estão presentes em nosso mundo físico e exterior e de como eles estão representados.
- Descobrir que existem forças presentes no mundo físico, interagindo conosco em cada momento e que elas podem ser observadas e analisadas e que podem ser grandes aliadas expressivas.
Investigar e perguntarmos como é nossa relação com o mundo físico e exterior com o qual interagimos, e estabelecer uma mais amável relação e compreensão com uma parte do mundo que interessa as artes plásticas...
Para que seja mais ameno entre outras coisas.
O mundo físico é mais grato do que acreditamos.